Comecem a dialogar sobre a educação de seu filho no início da gravidez, a fim de os pais se prepararem para a chegada do bebê. Perguntem um ao outro: o que nós vamos querer para o nosso filho? Isso é parte fundamental do aprendizado de ser pais e ajuda a entender que a nossa vida muda radicalmente no momento em que nasce esse pequeno ser.

Eu defendo uma volta aos valores básicos de família. Devemos pegar esses princípios essenciais de relacionamento, de educação e de convívio e trazê-los para o presente, a fim de ensiná-lo aos nossos filhos. Creio que assim poderemos resgatar as atitudes que fazem um bom relacionamento e uma família feliz, que vive em harmonia.

Não deixe que o estresse do dia-a-dia o trasforme num monstro para seus filhos, nem que o cansaço o torne omisso na educação deles! É claro que é difícil manter o equilíbrio diante de tantas responsabilidades, mas a verdade é que criar mais problemas em sua casa só vai tornar a situação ainda mais difícil para todos.

As pessoas confundem autoritarismo com autoridade. E essa é uma das causas da maioria dos problemas em família. Não é preciso ser um autoritário em casa. Pelo contrário. Autoridade não tem nada a ver com gritos ou uso da violência. A autoridade é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando.

Referência Bibliográfica:
Poli, Cris. Filhos Autônomos, Filhos Felizes. Editora Gente, São Paulo, 2006.

0 comentários: