Um menino, de [;12;] anos,tem uma irmã de [;3;] anos.Além dos problemas normais de uma criança pequena, há o agravante de que o garoto sente muito ciúme da irmã, afinal, com a chegada do bebé ele, perdeu o lugar de rei da casa e não consegue conversar com os pais sobre o que está sentindo. Como conseqüência, vive provocando a menina sem que os pais percebam, tornando-a ainda mais difícil de lidar.

Os pais, então, resolveram dar ao filho uma caixa de papelão e lhe disseram, que, durante o dia escrevesse tudo que pensava sobre os acontecimentos na família. Depois,ele deveria colocar o papel na caixa.

No final do dia, a família se reuniu e ele leu para os pais tudo o que avia escrito.Ele teve, então, a oportunidade de se expressar e os pais puderam saber o que o filho pensava, e, conseqüentemente, tiveram uma oportunidade de conversar a esse respeito.

Repetiram o processo por vários dias e o diálogo acabou se tornando um hábito entre ele e os pais. O garoto passou a sentir-se mais feliz e querido pela família e o relacionamento entre ele e a irmã melhorou muito.
Referência Bibliográfica:
Poli, Cris. Filhos Autônomos, Filhos Felizes. Editora Gente, São Paulo, 2006.

0 comentários: